sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Passeio a Porto Alegre

Um sonho. Essa é a palavra certa para definir o nosso passeio pelo cenário do livro que inspira esse projeto, juntando leitores e autor. Vejam e comentem.



A visita à feira do Livro de Porto Alegre na praça foi emoção pura. Fomos recebidos pelo patrono Carlos Urbim, já nosso amigo de duas feiras no nosso colégio.


31 comentários:

  1. Oi, Marli! Valeu pela paisagem, pelo passeio e principalmente pela experiência de dialogar com o autor. Um abraço! Andréa Motta

    ResponderExcluir
  2. Helen e Kellen - Turma 8213 de novembro de 2009 às 19:39

    A Viagem
    Através dessa viagem, tivemos a honra de passear com o autor do livro "Debaixo de Mau Tempo", Caio Riter e tivemos o prazer de percorrer o trajeto que Renato passou(Ilha do Castelhano, Ilha Grande dos Marinheiros, Ilha das Flores), com o Barco Cisne Branco, passando pela 4ª ponte do Guaíba, e vendo as diferenças sócio-econômicas que há nesse local, de um lado do rio, mansões, e do outro lado, casebres. Chegando do passeio de barco, conhecemos a Feira do Livro, falamos com o patrono, Carlos Urbim e olhamos por toda a feira. Depois fomos na Casa de Cultura Mario Quintana, vimos o quarto dele, onde escrevia seus poemas.

    ResponderExcluir
  3. Marli e turma

    Nossa que viagens emocionantes vocês estão realizando! Ler é bom demais, nos faz sonhar e conhecer outros mundos, outras realidades.E vocês estão realizando vários sonhos ao mesmo tempo. Continuem sonhando e realizando.

    Grande abraço
    Gládis

    ResponderExcluir
  4. Querida Marli e seus alunos maravilhosos! Parabéns pelo trabalho tão bacana. A aventura de ler, pensar e repensar o que foi lido, acompanhando os caminhos da construção do autor...sem comentários. Vocês são 10!!

    ResponderExcluir
  5. Em tempo: esse livro será meu presente de Natal. Vou ler para conhecer um pouquinho dessa linda terra de vocês, e depois dividir com meu filho.

    ResponderExcluir
  6. Adorei, adorei a ideia, o livro, o trabalho! Estão de parabéns. Vou realizar essa leitura e quem sabe faço um passeio assim como vocês.

    ResponderExcluir
  7. mais uma vez.....fantastique! vc, marli, além de sonhadora é uma concretizadora de sonhos!mil vezes parabéns! por estas e outras é que sou tua fã. vera

    ResponderExcluir
  8. Ah, se fossem os nossos sonhos, o que seríamos e faríamos mesmo "debaixo de mau tempo".
    Parabéns, amiga.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Agradeço vocês por terem comentado em nosso blog e em relação a profe Marli essa pessoa fantástica que realiza nossos sonhos .
    Obrigada profe........

    ResponderExcluir
  10. Agradeço por ter relizado mais um sonho e agradecendo a profe marli por essa viagem fantástica que realizou-se no dia 11/11/2009.E obrigada a vocês por estarem participando com nós e interagindo em nosso blog.

    ResponderExcluir
  11. Nossa viagem foi fantastica!! Tivemos a oportunidade de conhecer a Ilha do Castelhano,a Ilha do Presidio, a Ilha dos Marinheiros que leva este nome porque os marinheiros eram treinados ali.Ter conhecido a Feira do Livro de Porto Alegre foi maravilhoso estar lá é mergulhar em um mar de aventura, conhecimento, divertimento e muita muita felicidade.

    ResponderExcluir
  12. Foi uma emoção que é impossível descrever, as oportunidades que estamos tendo são maravilhosas e nosso anjo da guarda é uma pessoa querida batalhadora e que merece um enorme OBRIGADA de coração talvez nunca conseguircemos realizar nossos sonhos, mas uma professora nos mostrou que nada é impossível para quem tem força e que merece.Sonhos são para serem sonhados e vividos pois nada é impossível. Obrigada profe Marli...

    ResponderExcluir
  13. Viagem a Porto Alegre

    O nosso passeio por Porto Alegre foi maravilhoso, pois passamos pelos estádios do Inter e Grêmio, fomos ao Shopping, Casa de Cultura Mário Quintana, Aeroporto, também conhecemos a grandiosa Feira do Livro de Porto Alegre, o patrono Carlos Urbim nos recebeu e posou para fotos com todos os alunos.
    Nosso principal objetivo dessa viagem foi passear com o barco turístico Cisne Branco pelas Ilhas do Guaíba onde o personagem do livro Renato passou, conhecemos várias Ilhas entre elas a mais conhecida Ilha das Flores. E o mais importante foi que o nosso escritor Caio Ritter nos acompanhou em todo o passeio de Barco.
    No Rio Guaíba podemos perceber a diferença social entre as pessoas, de um lado do Rio as pessoas de classe mais baixa e de outro as pessoas de classe mais elevada.
    Esse passeio nos ofereceu muita diversão e acima de tudo muito conhecimento.

    ResponderExcluir
  14. lucas Antoniolli, Leandro e Cristiaano Boschi16 de novembro de 2009 às 08:52

    O passeio de barco foi muito bom, o nosso escritor veio junto e foi muito legal conversar com Caio Riter. A viagem foi muito interessante. O primeiro lugar que fomos visitar foi o estádio do Inter, depois fomos visitar o Olímpico, vimos jogadores do Grêmio.
    Nós fomos também no Palácio Piratini e aprendemos muitas coisas novas. No passeio de barco nós visitamos 5 ilhas do Guaíba entre elas a ilha do cenário do nosso livro e a Ilha das Flores. O passeio durou uma hora, chegamos perto de uma ponte , as ilhas eram a maioria de pobres e tinha umas ilhas muito ricas como uma que tinha piscina, mas a pobreza é muito triste, ver elas com suas casinhas feitas de madeira e com telhado de lona e muitas lonas estão rasgadas.

    ResponderExcluir
  15. Anderson Licks,Rafael Weber16 de novembro de 2009 às 09:10

    Viagem a Porto Alegre.

    O nosso passeio por Porto Alegre foi muito legal.Chegando em Porto Alegre tivemos um atraso de 30 minutos e tivemos que mudar um pouco do nosso roteiro. Nossa primeira parada foi no estádio do Beira-Rio visitamos todo o estádio apos fomos visitar o Gigantinho. Continuando a viagem,fomos para o estádio Olímpico visitamos e batemos várias fotos.E continuamos a viagem.E um dos pontos que mais marcou nessa viagem foi ter passado pelo rio Guaíba,onde Renato viveu sua história

    ResponderExcluir
  16. Vinícius Bedin, Henrique Valgarenghi16 de novembro de 2009 às 09:11

    Fomos a Porto Alegre conhecer vários pontos turísticos, mas o nosso foco era visitar o roteiro onde o personagem do livro, Renato, percorreu.
    O passeio com o barco Cisne Branco nos deu muito conhecimento como: Ver os dois lados do rio, de um lado a parte rica e de outro a parte pobre. Conhecemos varias ilhas a mais importante ilha das Flores, mas o mais legal foi imaginar junto com o autor Caio os lugares onde o Renato passou e imaginar se ele ainda pudesse estar lá.
    Passamos pela Feira do Livro e ficamos muito encantados com a quantidade e novidades de livros, que deveriam ser ótimos de ler, e fomos à casa do patrono, conversamos com o Urbim que nos contou a história do apelido dele de “fora da Casinha” que uma aluna do colégio deu a ele.

    ResponderExcluir
  17. Daian, Vanderlei, Felipe Marivam.16 de novembro de 2009 às 09:18

    Viagem a Porto Alegre

    Foi muito boa a viagem para Porto Alegre pois nos vimos as diferenças de vida e de raças.
    No passeio de barco cisne branco com o Caio Riter nos vimos as ilhas onde ele escreveu o nosso livro nos vimos as diferenças dos lados da ilha, que um lado era de pessoas ricas e o outro de pessoas, mas humilde e bastante pobres.
    Nós aprendemos que nem todas as pessoas tem condições de vida boa nós também passamos por várias ilhas como, ilha das Flores, ilha do Pavão, ilha do Castelhano e outra, mas visitamos vários lugares interessantes como o Palácio Piratini, a catedral, a feira do livro e vimos pessoas humildes achando jeito de ganhar para sobreviver e alimentar a família, a pobreza e a riqueza andam lado a lado na principal cidade do Rio Grande.
    Podemos visitar a feira do livro onde passeamos por ela, logo após fomos a casa do patrono onde falamos com ele tiramos algumas fotos e depois fomos a casa de cultura Mário Quintana onde podemos conhecer o quarto dele várias poesias escritas tudo que erra canto alguns objetos e outras coisas.

    ResponderExcluir
  18. Andresa Artur Cris Elian e Jéssica16 de novembro de 2009 às 09:58

    A viagem trouxe-nos conhecimentos,como os quais pudemos observar a diferença de cultura de um lado, a pobreza e falta de comida e do outro o excesso de dinheiro.A feira do livro marcou pelas inúmeras obras de diversos escritores e gostos.A casa de cultura Mário Quintana levou-nos a conhecer as suas obras, o lugar do grande poeta vivia, onde morrava...
    O Palácio Piratini onde vimos o local onde nossa governadora governa e toma suas decisões.
    A catedral um local de oração e devoção ao nosso senhor.
    "Na nossa opinião o passeio trouxe vida ao livro lido pois percorremos o trajeto onde Renato rema,provavelmente no canal Maria Conga,que separa a Ilha das Flores e a Ilha do Pavão."

    ResponderExcluir
  19. Elaine Maritza da Silveira18 de novembro de 2009 às 14:31

    Professora Marli e alunos, parabéns pelo belíssimo projeto desenvolvido a partir da leitura do livro Debaixo de mau tempo, de Caio Riter. Como editora do livro, sinto-me muito gratificada, pois ao decidir uma publicação, o objetivo é que ele chegue aos mãos do leitor e que faça diferença na sua vida, que o faça pensar sobre os temas apresentados na história e sobretudo que o faça pensar sobre si mesmo. Meu maior desejo, ao produzir um livro, é que ele cumpra a função que deve ter a literatura, que é a de transformar as pessoas, torná-las mais humanas. Estou feliz com o resultado desse projeto. Que bom que todos os livros caíssem nas mãos de professores como a Marli, que acreditam no poder da leitura e que sabem semear novos leitores. Parabéns aos jovens leitores, que estão dando uma resposta tão bacana.
    Um forte abraço a todos e o desejo de que a leitura faça parte sempre e mais da vida de vocês.
    Elaine Maritza da Silveira, editora da Artes e Ofícios

    ResponderExcluir
  20. Elaine! Muito bom receber tua visita e saber que você teve muito de colaboração com o que desenvolvemos no blog, pois tuas ideias também foram aproveitadas. Obrigada por tudo.

    ResponderExcluir
  21. Olá Marli,

    Fiquei emocionada ao ver seu trabalho!!!
    Ai que saudade dos meus alunos.

    Parabéns!
    Bjos
    Andrea Brieger - Ribeirão Preto

    ResponderExcluir
  22. Sou supeita para falar, você sabe porque, Marli. Mas quando escritores, leitores e professores trabalham juntos só podem acontecer coisas maravilhosas como este projeto. Parabéns a todos pelo sucesso.
    Andrea

    ResponderExcluir
  23. Obrigada a todos os que visitaram e deixaram mensagens de estímulo, que contribuíram para fomentar a vontade de aprender mais. Obrigada aos queridos educandos que fazem a diferença e seguramente estão se preparando para fazer uma sociedade melhor. BJ!

    ResponderExcluir
  24. Que experiência legal deve ter sido fazer este passeio com os alunos. Parabéns pela iniciativa e pela força em não desistir no caminho.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!