sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Passeio a Porto Alegre

Um sonho. Essa é a palavra certa para definir o nosso passeio pelo cenário do livro que inspira esse projeto, juntando leitores e autor. Vejam e comentem.



A visita à feira do Livro de Porto Alegre na praça foi emoção pura. Fomos recebidos pelo patrono Carlos Urbim, já nosso amigo de duas feiras no nosso colégio.


25 comentários:

  1. Oi, Marli! Valeu pela paisagem, pelo passeio e principalmente pela experiência de dialogar com o autor. Um abraço! Andréa Motta

    ResponderExcluir
  2. Helen e Kellen - Turma 8213 de novembro de 2009 19:39

    A Viagem
    Através dessa viagem, tivemos a honra de passear com o autor do livro "Debaixo de Mau Tempo", Caio Riter e tivemos o prazer de percorrer o trajeto que Renato passou(Ilha do Castelhano, Ilha Grande dos Marinheiros, Ilha das Flores), com o Barco Cisne Branco, passando pela 4ª ponte do Guaíba, e vendo as diferenças sócio-econômicas que há nesse local, de um lado do rio, mansões, e do outro lado, casebres. Chegando do passeio de barco, conhecemos a Feira do Livro, falamos com o patrono, Carlos Urbim e olhamos por toda a feira. Depois fomos na Casa de Cultura Mario Quintana, vimos o quarto dele, onde escrevia seus poemas.

    ResponderExcluir
  3. Marli e turma

    Nossa que viagens emocionantes vocês estão realizando! Ler é bom demais, nos faz sonhar e conhecer outros mundos, outras realidades.E vocês estão realizando vários sonhos ao mesmo tempo. Continuem sonhando e realizando.

    Grande abraço
    Gládis

    ResponderExcluir
  4. Querida Marli e seus alunos maravilhosos! Parabéns pelo trabalho tão bacana. A aventura de ler, pensar e repensar o que foi lido, acompanhando os caminhos da construção do autor...sem comentários. Vocês são 10!!

    ResponderExcluir
  5. Em tempo: esse livro será meu presente de Natal. Vou ler para conhecer um pouquinho dessa linda terra de vocês, e depois dividir com meu filho.

    ResponderExcluir
  6. Adorei, adorei a ideia, o livro, o trabalho! Estão de parabéns. Vou realizar essa leitura e quem sabe faço um passeio assim como vocês.

    ResponderExcluir
  7. mais uma vez.....fantastique! vc, marli, além de sonhadora é uma concretizadora de sonhos!mil vezes parabéns! por estas e outras é que sou tua fã. vera

    ResponderExcluir
  8. Ah, se fossem os nossos sonhos, o que seríamos e faríamos mesmo "debaixo de mau tempo".
    Parabéns, amiga.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Agradeço vocês por terem comentado em nosso blog e em relação a profe Marli essa pessoa fantástica que realiza nossos sonhos .
    Obrigada profe........

    ResponderExcluir
  10. Agradeço por ter relizado mais um sonho e agradecendo a profe marli por essa viagem fantástica que realizou-se no dia 11/11/2009.E obrigada a vocês por estarem participando com nós e interagindo em nosso blog.

    ResponderExcluir
  11. Nossa viagem foi fantastica!! Tivemos a oportunidade de conhecer a Ilha do Castelhano,a Ilha do Presidio, a Ilha dos Marinheiros que leva este nome porque os marinheiros eram treinados ali.Ter conhecido a Feira do Livro de Porto Alegre foi maravilhoso estar lá é mergulhar em um mar de aventura, conhecimento, divertimento e muita muita felicidade.

    ResponderExcluir
  12. Foi uma emoção que é impossível descrever, as oportunidades que estamos tendo são maravilhosas e nosso anjo da guarda é uma pessoa querida batalhadora e que merece um enorme OBRIGADA de coração talvez nunca conseguircemos realizar nossos sonhos, mas uma professora nos mostrou que nada é impossível para quem tem força e que merece.Sonhos são para serem sonhados e vividos pois nada é impossível. Obrigada profe Marli...

    ResponderExcluir
  13. Artur e Anderson Hans16 de novembro de 2009 08:49

    Viagem a Porto Alegre

    O nosso passeio por Porto Alegre foi maravilhoso, pois passamos pelos estádios do Inter e Grêmio, fomos ao Shopping, Casa de Cultura Mário Quintana, Aeroporto, também conhecemos a grandiosa Feira do Livro de Porto Alegre, o patrono Carlos Urbim nos recebeu e posou para fotos com todos os alunos.
    Nosso principal objetivo dessa viagem foi passear com o barco turístico Cisne Branco pelas Ilhas do Guaíba onde o personagem do livro Renato passou, conhecemos várias Ilhas entre elas a mais conhecida Ilha das Flores. E o mais importante foi que o nosso escritor Caio Ritter nos acompanhou em todo o passeio de Barco.
    No Rio Guaíba podemos perceber a diferença social entre as pessoas, de um lado do Rio as pessoas de classe mais baixa e de outro as pessoas de classe mais elevada.
    Esse passeio nos ofereceu muita diversão e acima de tudo muito conhecimento.

    ResponderExcluir
  14. lucas Antoniolli, Leandro e Cristiaano Boschi16 de novembro de 2009 08:52

    O passeio de barco foi muito bom, o nosso escritor veio junto e foi muito legal conversar com Caio Riter. A viagem foi muito interessante. O primeiro lugar que fomos visitar foi o estádio do Inter, depois fomos visitar o Olímpico, vimos jogadores do Grêmio.
    Nós fomos também no Palácio Piratini e aprendemos muitas coisas novas. No passeio de barco nós visitamos 5 ilhas do Guaíba entre elas a ilha do cenário do nosso livro e a Ilha das Flores. O passeio durou uma hora, chegamos perto de uma ponte , as ilhas eram a maioria de pobres e tinha umas ilhas muito ricas como uma que tinha piscina, mas a pobreza é muito triste, ver elas com suas casinhas feitas de madeira e com telhado de lona e muitas lonas estão rasgadas.

    ResponderExcluir
  15. Anderson Licks,Rafael Weber16 de novembro de 2009 09:10

    Viagem a Porto Alegre.

    O nosso passeio por Porto Alegre foi muito legal.Chegando em Porto Alegre tivemos um atraso de 30 minutos e tivemos que mudar um pouco do nosso roteiro. Nossa primeira parada foi no estádio do Beira-Rio visitamos todo o estádio apos fomos visitar o Gigantinho. Continuando a viagem,fomos para o estádio Olímpico visitamos e batemos várias fotos.E continuamos a viagem.E um dos pontos que mais marcou nessa viagem foi ter passado pelo rio Guaíba,onde Renato viveu sua história

    ResponderExcluir
  16. Vinícius Bedin, Henrique Valgarenghi16 de novembro de 2009 09:11

    Fomos a Porto Alegre conhecer vários pontos turísticos, mas o nosso foco era visitar o roteiro onde o personagem do livro, Renato, percorreu.
    O passeio com o barco Cisne Branco nos deu muito conhecimento como: Ver os dois lados do rio, de um lado a parte rica e de outro a parte pobre. Conhecemos varias ilhas a mais importante ilha das Flores, mas o mais legal foi imaginar junto com o autor Caio os lugares onde o Renato passou e imaginar se ele ainda pudesse estar lá.
    Passamos pela Feira do Livro e ficamos muito encantados com a quantidade e novidades de livros, que deveriam ser ótimos de ler, e fomos à casa do patrono, conversamos com o Urbim que nos contou a história do apelido dele de “fora da Casinha” que uma aluna do colégio deu a ele.

    ResponderExcluir
  17. Daian, Vanderlei, Felipe Marivam.16 de novembro de 2009 09:18

    Viagem a Porto Alegre

    Foi muito boa a viagem para Porto Alegre pois nos vimos as diferenças de vida e de raças.
    No passeio de barco cisne branco com o Caio Riter nos vimos as ilhas onde ele escreveu o nosso livro nos vimos as diferenças dos lados da ilha, que um lado era de pessoas ricas e o outro de pessoas, mas humilde e bastante pobres.
    Nós aprendemos que nem todas as pessoas tem condições de vida boa nós também passamos por várias ilhas como, ilha das Flores, ilha do Pavão, ilha do Castelhano e outra, mas visitamos vários lugares interessantes como o Palácio Piratini, a catedral, a feira do livro e vimos pessoas humildes achando jeito de ganhar para sobreviver e alimentar a família, a pobreza e a riqueza andam lado a lado na principal cidade do Rio Grande.
    Podemos visitar a feira do livro onde passeamos por ela, logo após fomos a casa do patrono onde falamos com ele tiramos algumas fotos e depois fomos a casa de cultura Mário Quintana onde podemos conhecer o quarto dele várias poesias escritas tudo que erra canto alguns objetos e outras coisas.

    ResponderExcluir
  18. Andresa Artur Cris Elian e Jéssica16 de novembro de 2009 09:58

    A viagem trouxe-nos conhecimentos,como os quais pudemos observar a diferença de cultura de um lado, a pobreza e falta de comida e do outro o excesso de dinheiro.A feira do livro marcou pelas inúmeras obras de diversos escritores e gostos.A casa de cultura Mário Quintana levou-nos a conhecer as suas obras, o lugar do grande poeta vivia, onde morrava...
    O Palácio Piratini onde vimos o local onde nossa governadora governa e toma suas decisões.
    A catedral um local de oração e devoção ao nosso senhor.
    "Na nossa opinião o passeio trouxe vida ao livro lido pois percorremos o trajeto onde Renato rema,provavelmente no canal Maria Conga,que separa a Ilha das Flores e a Ilha do Pavão."

    ResponderExcluir
  19. Elaine Maritza da Silveira18 de novembro de 2009 14:31

    Professora Marli e alunos, parabéns pelo belíssimo projeto desenvolvido a partir da leitura do livro Debaixo de mau tempo, de Caio Riter. Como editora do livro, sinto-me muito gratificada, pois ao decidir uma publicação, o objetivo é que ele chegue aos mãos do leitor e que faça diferença na sua vida, que o faça pensar sobre os temas apresentados na história e sobretudo que o faça pensar sobre si mesmo. Meu maior desejo, ao produzir um livro, é que ele cumpra a função que deve ter a literatura, que é a de transformar as pessoas, torná-las mais humanas. Estou feliz com o resultado desse projeto. Que bom que todos os livros caíssem nas mãos de professores como a Marli, que acreditam no poder da leitura e que sabem semear novos leitores. Parabéns aos jovens leitores, que estão dando uma resposta tão bacana.
    Um forte abraço a todos e o desejo de que a leitura faça parte sempre e mais da vida de vocês.
    Elaine Maritza da Silveira, editora da Artes e Ofícios

    ResponderExcluir
  20. Elaine! Muito bom receber tua visita e saber que você teve muito de colaboração com o que desenvolvemos no blog, pois tuas ideias também foram aproveitadas. Obrigada por tudo.

    ResponderExcluir
  21. Salve !
    Navegando pela grande rede sem rumo com a intenção de divulgar o meu blog cheguei até você e gostei do que vi. No momento estou impedida de fazer leituras muito extensas, pois a claridade da telinha está prejudicando um pouco a minha visão, devo tomar um pouco mais de cuidado, mas em breve resolverei esse problema. Bem, já que estou aqui aproveito para convidar a conhecer
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em
    http://www.silnunesprof.blogspot.com
    Eu como professora e pesquisadora acredito num mundo melhor através do exercício da leitura, da reflexão e enquanto eu existir, vou lutar para que os meus ideiais não se percam. Pois o maior bem que podemos deixar para os nossos filhos é o afeto e uma boa educação. Isso faz com que ela acredite na própria capacidade, seja feliz e tenha um preparo melhor para lidar com as dificuldades da vida. Com amor, toda criança será confiante e segura como um rei, não se violentará para agradar os outros e será afinada com o próprio eixo. E se transformará num adulto bem resolvido, porque a lembrança da infância terá deixado nela a dimensão da importância que ela tem.
    VAMOS TODOS JUNTOS PELA EDUCAÇÃO, NA LUTA POR UM MUNDO MELHOR !
    Se achar a minha proposta coerente, siga-me nessa luta por um mundo melhor. Peço que ao responder deixar sempre o link do blog, pois vez por outra o comentário entra com o link desabilitado ou como anônimo. Por causa disso fico sem ter como responder as pessoas.Os meus comentários também entram via e-mail, pois nem sempre a minha conexão me permite abrir as páginas: moro dentro de um pedacinho da Mata Atlântica, creio que mais alto que as antenas, com isso a minha dificuldade de sinal do 3G. Espero queentenda quando não puder visitá-lo.
    Daqui onde estou, os únicos sons que escuto aqui é o dos pássaros, grilos, micos., caipora, saci pererê, a pisadeira, matintapereira ... e outras personagens que vivem pela mata.
    Por hoje fico por aqui, já escrevi demais. Espero nos tornarmos bons amigos.
    Que a PAZ e o BEM te acompanhem sempre.
    Saudações Florestais !
    Silvana Nunes.'.

    ResponderExcluir
  22. Olá Marli,

    Fiquei emocionada ao ver seu trabalho!!!
    Ai que saudade dos meus alunos.

    Parabéns!
    Bjos
    Andrea Brieger - Ribeirão Preto

    ResponderExcluir
  23. Sou supeita para falar, você sabe porque, Marli. Mas quando escritores, leitores e professores trabalham juntos só podem acontecer coisas maravilhosas como este projeto. Parabéns a todos pelo sucesso.
    Andrea

    ResponderExcluir
  24. Obrigada a todos os que visitaram e deixaram mensagens de estímulo, que contribuíram para fomentar a vontade de aprender mais. Obrigada aos queridos educandos que fazem a diferença e seguramente estão se preparando para fazer uma sociedade melhor. BJ!

    ResponderExcluir
  25. Que experiência legal deve ter sido fazer este passeio com os alunos. Parabéns pela iniciativa e pela força em não desistir no caminho.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!