quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A Poluição no Guaíba !


A contaminação da água pode se dar através da falta de saneamento básico, lixo, agrotóxicos e outros materiais. Com isso pode ocorrer doenças e mortes. Esse tipo de dano ambiental provoca graves doenças nas pessoas e animais, manifestando-se com mais gravidade em pessoas com baixa resistência, como crianças e idosos, assim como a agonia de animais e do próprio rio, lago ou mar com o recebimento de resíduos orgânicos que por sua vez se multiplicam.
A proliferação desses microorganismos acaba por diminuir a quantidade de oxigênio na água levando a morte de peixes, plantas aquáticas, animais das margens e a morte de rios e lagos. Muitas vezes com a contaminação dos peixes, as pessoas que consomem esses peixes acabam causando graves doenças nas pessoas e até mesmo a morte.Algumas doenças transmitidas diretamente pela água poluída: cólera, tifo, hepatite, paratifóide, poliomielite entre outros.
São transmitidas indiretamente: esquistossomose, fluorose, malária, febre amarela, dengue, tracoma, leptospirose, perturbações gastrintestinais, infecções nos olhos, ouvidos, garganta e nariz. Sabe-se que uma pessoa é formada por 70% de água e precisa repor 2,5 litros de água diariamente (deve beber 1,5 litros e ingerir 1 litro por meio de alimentos hidratados).

Devemos começar a preservar a água, agora mesmo, por que se não cuidarmos gerações futuras ficarão sem água potável, e com certeza com muitos outros problemas .

Essas informações foram tiradas do site de Luciane Isaias. Para mais informações Clique Aqui:

Vinícius Bedin, Anderson Hans e Artur Cecchin .

5 comentários:

  1. Mas com o Poluição também vem a lipeza desse rio por isso veja um pequeno "projeto" de limpeza veja isso aseguir:
    Com a implantação do Programa Integrado Socioambiental (Pisa), em um prazo de 20 anos (a contar de 2007), as águas do Guaíba serão balneáveis novamente. A obra, uma das mais significativas da história de Porto Alegre, promoverá uma mudança muito importante para a população, garantindo melhores condições de moradia, saneamento e empregabilidade para mais de 700 mil pessoas. As negociações com o BID, principal financiador do projeto, começaram em 2000 e finalmente começam a produzir resultados concretos.
    Se todos "lagos, Rios" tiverem programas parecidos teremos água potavel sem ter que tirar a água dos "mares".
    vamos nos concietizar que os lagos e rios não devem ser poluidos pois mesmo que sejam "limpados" nunca ficaram "novos novamente".


    Amanda T: 83
    Colegio Pe. Colbachini

    ResponderExcluir
  2. Alexandre Nunes de Freitas22 de setembro de 2010 às 17:39

    Seria interessante que as demais cidades inseridas na Bacia Hidrográfica do Guaíba também tratassem de seus resíduos sólidos e orgânicos, pois não adianta nada, por exemplo, Porto Alegre tratar se Guaíba e Barra do Ribeiro não o fizerem, pois suas praias continuarão contaminadas. Da mesma forma, as cidades inseridas nos vales do Gravataí e Sinos também deverão tratar seus resíduos, pois esses rios, juntamente com o Jacuí, Taquari e Caí são grandes fornecedores de água para o Guaíba, acrescido ao fato que nesses locias estão enormes contigentes populacionais e industriais do Rio Grande do Sul.

    ResponderExcluir
  3. Alexandre, muito pertinentes as tuas observações. obrigada por contribuir consosco. Abraço!

    ResponderExcluir
  4. é ruim que as pessoas tratem o rio guaiba tão mau.
    um dia as pessoas que fizeram isso vão lamentar, nós só temos que esperar mais um pouco.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!