terça-feira, 1 de setembro de 2009

Discutindo Sexualidade

Nossa próxima proposta de trabalho - Turmas 81 e 82 do Colégio Colbachini. Convidamos os colegas de Charqueadas a se integrarem a ela para interagirmos e juntos construir conhecimento.

"Renato pensava na maravilha. Estaria mesmo na hora?As mulheres das revistas, tão diferentes da Gabi Giacomini. Ele queria mesmo um oi da Gabi Giacomini. Um olhar. O Pedro queria mais. Bem mais. Tanto que andava sempre com camisinhas distribuídas pelos bolsos. Pega uma, põe na carteira, Renato, a gente nunca sabe quando uma chnace vai pintar. Pega, vai. Ele pegando , sabendo que, se o pai descobrisse, ou a mãe, ele morreria de vergonha."(pgs 16 -17)

"Cecília aproximou-se, pegou sua mão: Eu sei. Colocou-a sobre seu seio. Depois, abraçou-o e deixou que seus lábios se tocassem. Conduziu-o até o tronco baixo da fiqgueira, encostaram-se, as mãos ansiosas, querendo contato de pele e não de panos.
E foi assim que, ali, onde os enforcados emitiam seus últimos suspiros, Renato experenciou aquilo que Pedro chamava de maravilha." (pg 86)

Essas duas passagens do livro remetem para questões sobre sexualidade, tão importante na fase da adolescência. Sexualidade lembra sexo, amor, paixão, "ficar", namoro, família, medo, insegurança, prevenção, doenças, dúvidas, enfim, você deve estar vivendo situações parecidas. Vamos discutir esse assunto? Para ajudar na reflexão, assista aos vídeos do programa Conexão XXI, produzidos para a TV em Santa Catarina .




4 comentários:

  1. A primeira vez é um tema abordado muitas vezes encarada pelos jovens com muita tranquilidade .Mas muitos se acham mentindo muitas vezes que a sua primeira vez já aconteceu há muito tempo.E as consequências vem depois do ato sexual,as vezes sem camisinha e aí o pior acaba acontecendo.
    Abraços.........

    ResponderExcluir
  2. A sexualidade é mesmo encarada com muita tranquilidade mas o ato sexual feito sem seus cuidados pode virar um problema no futuro.

    ResponderExcluir
  3. Oi, gurias! Oi, guris!

    Neste ano temos debatido do curso normal sobre sexualidade... e assistimos a esses programas do Conexão XXI...

    As meninas e os meninos adoraram... conversamos e produzimos bastante... falamos sobre amor, sexo, a primeira vez, lemos poemas, assistimos ao filme "Houve uma vez dois verões", do Jorge Furtado... Temos até alguma coisa registrada no blog Espichando a conversa... Quem sabe vocês passam por lá(http://espichandoaconversa.blogspot.com)...

    Sempre é bom poder partilhar com os colegas nossas angústias, nossas expectativas, os cuidados que devemos ter para nos proteger...

    Gostei muito do o Arthur e a Helen disseram: temos que ter responsabilidade na hora de transar... e eu acrescentaria: muito amor!!!

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. Nós tambem assistimos ao filme houve uma vez dois verões que falava sobre a sexualidade,a primeira vez do cara. No filme a garota usava a sexualidade como maneira de ganhar dinheiro. Na sexualidade devemos ter respeito, amor um ao outro.Não devemos explorar os outros, devemos ter consiencia dos nossos atos.

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!