segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Debaixo de algumas regras gramaticais

Nós, das turmas 81 e 82 , de Nova Bassano, aprendemos orações subordinadas adverbiais, utilizando as ideias do livro. Grifamos as conjunções subordinativas . Tente identificá-las e aprenda conosco. Estas são algumas das nossas produções.

"Renato gostava muito de remar, porque era seu sonho. Ainda que chovesse, ele treinava para as competições que iriam acontecer na sua escola. Enquanto remava no Rio Guaíba, o tempo ia se fechando. Conforme aumentava a tempestade, Renato só pensava em chegar à ilha. O céu estava escuro como se fosse noite. Quando chegou à ilha , encontrou Olavo, que o convidou para que trocasse de roupas que estavam encharcadas. À medida que o tempo passava na ilha, ele ficava ansioso para voltar para casa. Se ele tivesse avisado seus pais, isso não teria acontecido." (Vinícius, Rafael, Artur, Anderson H.,Cristiano - turma 82)

"O livro Debaixo de mau tempo trata de vários assuntos diferentes sobre adoslescência que interessam aos jovens, pois eles tem muitas dúvidas e buscam respostas nos meios de comunicação, livros, com amigos, já que muitas vezes esquecem de falar com os pais sobre assuntos como sexualidade. O livro trata de uma forma como os jovens gostam, a fim de que entendamos que se tivermos os pais como melhores e verdadeiros amigos, mesmo que fiquemos constrangidos, devemos pensar que eles também passaram por essa fase. Caso tenha se identificado com o livro, tente sempre tirar uma boa lição para a vida. Embora transmita ao leitor maturidade, à medida que lemos o livro, mais nos interessamos e , segundo o autor, é um livro que já ganhou prêmios." (Andhy, Jéssica, Cris Kelen- Turma 81)

"A sexualidade começa cada vez mais cedo entre os adolescentes. Hoje em dia ,os adoslescentes só pensam em "ficar" e cada vez cedo se apaixonam. No livro fala de um jovem que se apaixona por uma guria chamada Gaby Giacomini. Ele morria de amor por ela, embora não soubesse como chegar nela para conversar, porque ele tinha vergonha.Ela tinha um namorado que se chamava Leonardo e era apaixonada por ele. Renato pensava assim: eu nunca vou conseguir ficar com ela, no entanto gostaria de apenas falar o que eu sinto, dizer para ela que sou apaixonado, mas ela nunca vai me ouvir. Renato também tinha vergonha que a Gaby descobrisse que ele era virgem. Os adolescentes de hoje querem perder a virgindade para que não tenham que pagar esse mico." (Artur - Turma 81)

"Com a leitura de Debaixo de Mau tempo, nós aprendemos coisas boas, porque isso nos incentivou a ler mais e a nos interessar por vários assuntos. Enquanto nós líamos o livro, imaginávamos as cenas. Embora tenhamos ficado aqui parados, nós viajamos na leitura através das ideias e ilustrações do texto. A feira do livro aconteceu , a fim de que possamos fazer trabalhos sobre esse texto, assim como nos outros anos, de modo que aprendamos muito mais sobre escritores e várias histórias. À medida que aprendemos, desenvolvemos muitos conhecimentos, conforme as instruções da professora. " ( Vanderlei, Felipe, Daian - Turma 82)

"Renato tinha raiva de Pedro, porque pegava todas as gurias.
Pedro aconselhava Renato a dar em cima de Gaby, para que talvez ela lhe desse valor.
Dr. Jorge gostava do café da manhã em grupo, para que fosse mais especial.
Renato tinha lembranças da avó e de suas palavras, quando chovia.
Renato queria conhecer a "maravilha", assim como seu amigo Pedro tinha conhecido.
Renato beijou Cecília, de modo que ficou mais confiante em suas atitudes.
À medida que Renato foi conhecendo as coisas dos jovens, aumentou sua auto-estima.
Se Gaby desse atenção à Renato, ele seria o rapaz mais feliz.
Dr. Jorge trabalhava conforme o horário recomendado.
Embora Dr. Jorge não desse muta atenção aos filhos, ele os amava muito. (Laísa e Fernanda - turma 81)

"Já que a avó de Renato morreu, ele não veio treinar.
Se o casebre por fora pudesse aparentar sujeira, no interior dizia o contrário.
Embora o helicóptero fosse mais rápido, Renato queria chegar em casa com suas próprias forças.
Renato guardava uma camisinha, para que estivesse previnido.
Renato era tão tímido , que não conseguia falar com as gurias.
Pedro tinha mais intimidade com as gurias do que Reanto.
Cecília parou , quando alguém se aproximou dela e Renato.
À medida que Renato colocou o preservativo na carteira, amadureceu mais.
Conforme Renato remava, ganhava velocidade e tempo." (Tiago, Giovane, Bruno- Turma 81)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!