quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A História dentro de uma história:quem foi Che Guevara?


Trailer do Filme Diários de Motocicleta
http://www.youtube.com/watch?v=Ygn1lNk_oTg



Olavo e Eunice vivem na ilha em que Renato se refugia. "... Desde os tempos que a gente militava no partido comunista. Éramos professores os dois e acreditávamos na mudança. Pois sim, perdemos tudo, até presos fomos . A Eunice até torturada." (pg 56) Olavo tem um cachorro chamado Ernesto. Quando o escritor Caio esteve aqui na escola, nos contou que o nome dele foi escolhido em homenagem a Ernesto Che Guevara, já que o seu dono é comunista. Mas afinal, quem foi Che Guevara? Fomos buscar um filme, Diários de Motocicleta, para entender melhor a história desse líder latino americano e fazer uma relação com a situação vivida pelos dois personagens. Para saber mais, aqui.
Escreva o que você descobriu, depois de ver o filme e pesquisar em outras fontes.

13 comentários:

  1. Che Guevara foi um homem que percorReu a América do Sul em busca da cura para Lepra, Asma e outras doenças, ele também foi um grande politico que lutava por um futuro melhor para as pessoas.

    ResponderExcluir
  2. Ernesto Guevara de la Serna nasceu em 14 de junho de 1928, em Rosário, Argentina, Ernesto Che Guevara de La Serna que ganhou o apelido de "Che" por usar essa expresão muitas vezes.
    Ernesto Che Guevara foi um homem de muitas conquistas, e foi também um grande líder revolucionário, foi um parceiro de Fidel Castro e Alberto Granado, juntos foram grandes parceiros. Che Guevara sofria de um problema asmático, por isso ele quis se especializar nessa àrea de medicina com especialização em alergia.
    Che tinha o objetivo de atravessar a América Latina inteira com o seu amigo Alberto Granado em apenas 5 meses, em busca da cura da asma que ele sofria dessa doença, mas percorrendo a América percebeu a desigualdade entre os povos e pessoas, só que o seu objetivo era atravessar a América em uma moto que foi chamada de "La Poderosa".

    ResponderExcluir
  3. “Deixe que o mundo te mude e poderás mudar o mundo.”

    “Che Guevara”!

    O mundo precisou mudar uma pessoa para que ela pudesse ajudar todo o mundo Che foi um homem de muita garra e coragem, ajudou todos mesmo sofrendo de asma, demonstrou respeito com todos. Ele era de família aristocrática de classe média alta sua família dava muito valor a formação de cada um.


    Che viajou por toda a América Latina (Guatemala, Brasil ....) África, em busca de acabar com o imperialismo e da desigualdade pois enquanto viajava com seu amigo Alberto Granado conheceu a desigualdade social e o poder da exclusão.




    Não há outro caminho: ou Revolução socialista ou caricatura de Revolução. Isto quer dizer uma guerra longa. Toda nossa ação é um grito de guerra contra imperialismo e um apelo veemente à unidade dos povos contra o inimigo da humanidade: os Estados Unidos
    "Os jovens... e eu me vejo como um... nós precisamos estudar e estudar pesado. Nós não devemos dizer que meus olhos ardem ou que eu não gosto de ler, que eu fico cansado, que não há óculos, que eu tenho muita vigia, que as crianças não me deixam dormir... todas essas coisas que as pessoas levantam. Nós precisamos estudar por todos os meios.”
    Estas são algumas palavras de Ernesto Che Guevara de la Serna.

    ResponderExcluir
  4. Anderson Hans e Cristiano19 de outubro de 2009 às 09:14

    Che Guevara foi um grande líder revolucionário que atravessou vários paises, conquistou muitos territórios com suas histórias e sua vida. Che Guevara estava quase se formando em medicina quando decidiu partir com seu amigo Albero Granado e sua moto chamada de "La Poderosa" para atravessar a América inteira, tentando descobrir a cura da asma que ele sofria com essa doença também, mas procurando a cura dessa doença ele ia percebendo a desigualdade entre os povos, a falta de alimento para as pessoas, a exploração do trabalho humano. Ele pretendia ajudar as pessoas, mas ajudava com o que podia.
    Esse homem deve ser um exemplo para nossa vida, por ser um cara corajoso,solidário e revolucionario.

    ResponderExcluir
  5. Diários de motocicleta!

    Ernesto Che Guevara nasceu em Rosário na Argentina,no ano de 1928. Era estudante de medicina e seu amigo Alberto Granado era bioquímico e tinha um grande sonho de conhecer a América Latina.
    Partiram da Argentina em 1952, rumo à Venezuela após muitos quilômetros ele foi trabalhar num leprosário, depois de algum tempo trabalhando viajou para Cuba e juntou – se a Fidel Castro para formar uma revolução.
    No livro o cão de Olavo se chama Ernesto em homenagem ao Ernesto Che Guevara.

    ResponderExcluir
  6. Diário de Motocicleta!

    Che Guevara foi um jovem sonhador, seu maior sonho era viajar e sair de sua terra natal e seu destino final era Venezuela junto de seu amigo Alberto Granado.
    Ernesto estava se formando em medicina e seu amigo era formado em bioquímica, com sua moto ‘poderosa” saíram em busca de seus ideais.
    Depois de percorrer vários países, encontraram um médico que os levou até um local onde os médicos cuidavam dos casos de lepra, eles ficaram por lá durante três semanas e quando partiram descobriram as grandes diferenças entre um lugar e outro .
    Ernesto foi à Guatemala, em seguida foi para Cuba onde encontrou Fidel Castro e seu irmão Raul Castro com quem teve uma grande amizade, e tornou-se um grande revolucionário e Alberto Granado criou um hospital.
    Oito anos depois foi preso e assassinado logo depois.

    Cris e Jéssica.

    ResponderExcluir
  7. Diários de uma motocicleta



    Che Guevara era um jovem estudante de medicina, certo dia ele e seu amigo Alberto Granado, resolveram viajar para o continente latino americano, passaram por muitas dificuldades até chegar à Venezuela. Chegando lá tiveram de vender a moto para poder se alimentar, também saiu uma matéria no jornal que os ajudou.
    Viajaram para Guatemala e cuidaram dos doentes que tinham lepra depois Ernesto viajou para Cuba de avião depois de oito anos os dois amigos voltaram a se encontrar.

    Nome: Felipe, Tomas.

    ResponderExcluir
  8. Che Guevara nasceu em Rosário logo que nasceu teve uma pneumonia. Logo mais
    teve problema com asma, sua família tinha que se mudar de uma cidade para outra
    sempre procurando o melhor lugar para seu filho. Ernesto Che Guevara estudou
    medicina e logo se formou , Ernesto teve um amigo que se chamava Alberto Granado.
    Ernesto decidiu fazer uma viagem com seu amigo Alberto Granado pela América
    .E eles foram se aventurar, logo no começo quebrou sua moto e tiveram que seguir o percurso sem a poderosa , logo mais eles foram parar num hospital que cuidava de leprosos e depois foi até cuba onde morreu.

    ResponderExcluir
  9. ERNESTO CHE GUEVARA
    NO BRASIL TEVE UMA ÉPOCA DE DITADURA MILITAR ,ISSO FOI NA DÉCADA DE 60.NO LIVRO DEBAIXO DE MAU TEMPO ,OLAVO NOMEIA SEU VIRA LATAS DE ERNESTO,INSPIRANDO-SE NO GRANDE LÍDER REVOLUCINÁRIO ERNESTO CHE GUEVARA.
    AINDA QUE DEPOIS DE MORTO ,É MANTIDO COMO EXEMPLO .
    GUEVARA PARTICIPOU DE VARIAS REVOLUÇOES AO LADO DE FIDEL CASTRO,ASSIM COMO OLAVO E EUNICE,TUDO O QUE DESEJAVAM ERA UMA SOCIEDADE MELHOR E ACREDITARAM QUE A MELHOR MANEIRA DE CONSEGUIR ISSO ERA"LUTANDO" LITERALMENTE.
    ASSIM COMO CHE ELES TIVERAM QUE FUGIR PARA NÃO MORRER.
    MAS NEM POR ISSO MUDARAM SEUS PENSAMENTOS.

    ResponderExcluir
  10. fernanda, laisa e vanessa19 de outubro de 2009 às 10:43

    DIÁRIO DE MOTOCICLETA

    Os dois professores refugiados do livro “Debaixo de mau tempo” eram contra a ditadura militar, que ocorreu no Brasil na década de 60. Ernesto Che Guevara foi um revolucionário contra a ditadura militar em toda a América Latina. Ernesto teve a vida muito corrida fazia de tudo para ajudar os outros. Ele e seu amigo saíram em viagem para todos os paises. Nessa viagem ocorreu muitas realizações conseguiram ajudar muitas pessoas.

    ResponderExcluir
  11. GIANNE, TAINÁ E DANIELA19 de outubro de 2009 às 11:01

    Ernesto Guevara de la Serna nasceu em 14 de junho de 1928, em Rosário, Argentina. Era estudante de medicina e seu amigo Alberto Granado era bioquímico e tinha um grande sonho de conhecer a América Latina.
    Che Guevara estava quase se formando em medicina quando decidiu partir com seu amigo Albero Granado para atravessar a América inteira, tentando descobrir a cura da lepra e da asma, da qual sofria.A procura da cura dessas doenças ele viu o preconceito das pessoas em prol aos doentes . Ele ajudava essas pessoas tetando fazer o possível para curá-las mas nem sempre conseguia.
    Ernesto Che Guevara morreu tentando melhorar o mundo e curando todos que precisavam de ajuda. Ernesto foi um homem corajoso,solidário e revolucionario.

    ResponderExcluir
  12. Oi, gurias! Oi, guris!

    Sou profe de língua portuguesa e de literatura no curso normal em nível médio...
    A profe Marli é uma baita referência para mim e uma baita parceira!!!
    Já estive aqui outras vezes, lendo as produções de vocês...
    Sempre me encanto...
    Hoje especialmente: Che Guevara é um modelo de ser humano, solidário, guerreiro, que lutou para que houvesse mais justiça na América Latina...
    Ele é um ícone para a minha geração - gente com quarenta e muito anos... e para todas as gerações... basta ler o que vocês escreveram... quem não se encanta com uma história de vida como a dele, né?

    Acho que a gente deve ser um pouco Che Guevara!!! Vocês não acham???

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi Profe Suely muito obrigada por interagir com nós em relação a este filme e dar sua opinião .
    Em relação a pergunta que vc fez para nós respondemos que:- Achamos que sim pois ele tinha um sonho e não desistiu dele, apesar de ter sofrido mas o realizou.
    Então nunca devemos desistir de nossos sonhos
    abraços e continue interagindo com nós muito obrigada-:

    ResponderExcluir

Obrigado pelo comentário. Volte sempre!