terça-feira, 21 de julho de 2009

Debaixo de mau tempo

Debaixo do mau tempo
Eu curto a vida
Sempre que posso

Debaixo do mau tempo
Eu assisto televisão
e como pipoca

Debaixo do mau tempo
Eu curto uma paixão
quando me toca

Debaixo do mau tempo
a vida passa
deixando sempre uma recordação

Poesia feita pela Profª Rosane Lindner Brandão que trabalha na Escola Artur Dorneles mais uma participante do nosso Projeto.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Feliz Aniversário para alguém especial...


Feliz Dia do Amigo

Amigos a gente não encontra prontos pra comprar. Amigos a gente conquista. Grande abraço a todos.

segunda-feira, 13 de julho de 2009

Meu nome é ...

Renato é o protagonista de "Debaixo de mau tempo." Um adolescente com os problemas típicos da idade, cheio de dúvidas, descobrindo coisas novas a todo momento. Você também anda passando por isso, não é mesmo? Nós nos identificamos com os personagens, porque a vida é matéria prima da literatura. Mas por que será que Caio escolheu esse nome para o personagem e não outro qualquer? Descubra, ouvindo o próprio escritor.
Agora que você já conhece a história do nome de Renato, que tal pesquisar sobre o seu próprio nome? No livro, o nome do personagem foi escolhido com uma intenção. A exemplo do escritor, utilize um dicionário de nomes (pode ser online), pesquise o significado e também veja o motivo que originou essa escolha. Depois, se quiser, brinque com o seu nome, fazendo um acróstico. E não esqueça que o nome das pessoas deve ser respeitado. Esqueça os apelidos , principalmente os pejorativos. Depois socialize aqui no blog. Bom trabalho!

Releitura em Imagens

Debaixo de mau tempo é um livro que nos fez pensar muito. As turmas 81 e 82 fizeram a releitura por capítulos, em duplas, resumindo e recontando a história através de imagens. Por sugestão dos alunos, a turma 81 coloriu as imagens, numa alusão ao bom tempo e a turma 82, deixou em preto e branco, lembrando o mau tempo. Ficou assim.



Acróstico...


Acróstico é um gênero de composição, geralmente em verso, que consiste em formar uma palavra na vertical com as letras iniciais ou finais de cada verso, gerando um nome próprio ou uma sequência significativa.Os acrósticos já existiam na antiguidade com escritores gregos e latinos e na Idade Média com os monges. Originou-se da palavra grega Ákros (extremo) e stikhon (linha ou verso), onde o prefixo indica extremidade. Mas as letras podem também aparecer no meio do verso. São simples, com frases, nomes ou palavras que não tenha ligação entre si, ou são poemas completos. Deve-se dar evidência às letras, em cada verso, pois se assim não for feito, nem sempre se percebe a quem são dedicados e, assim, serão secretos, mas podem não serem vistos como acrósticos pelos leitores. Fiz um com meu nome. Ficamos no aguardo do SEU! Mãos à obra!



domingo, 12 de julho de 2009

Encontro com o escritor no colégio

No dia 25 de junho encontramos com Caio. Sempre temos expectativas para conhecer o criador das histórias que lemos. E a nossa foi superada. Todos acharam o Caio muito "parceiro". Vamos contando em outras postagens como foi o nosso papo. Por enquanto aí vão as fotos.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Mau e bom tempo

Construímos painéis, representando situação de bom tempo e mau tempo. Depois refletimos sobre cada situação na nossa vida, inspirados pelas experiências do personagem Renato e escrevemos nossos textos. Esperamos que gostem e também nos contem o que pensam a respeito.