sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Passeio a Porto Alegre

Um sonho. Essa é a palavra certa para definir o nosso passeio pelo cenário do livro que inspira esse projeto, juntando leitores e autor. Vejam e comentem.



A visita à feira do Livro de Porto Alegre na praça foi emoção pura. Fomos recebidos pelo patrono Carlos Urbim, já nosso amigo de duas feiras no nosso colégio.


quarta-feira, 4 de novembro de 2009

A Ilha Das Flores

Este vídeo fala sobre as questões ambientais especialmente o lixo na Ilha Das Flores que veremos em nosso passeio de barco em Porto Alegre no dia 11/11/2009. Ele nos mostra a importância que devemos dar ao nosso planeta.

Assista e reflita sobre o que lhe transmitiu e comente sobre ele. A seguir responda a questão:" O que podemos fazer para acabar com o lixo?"

Helen e Kellen

Diante dessa problemática que se vivencia, deve-se buscar um olhar ambiental consciente sobre algumas atitudes e hábitos em relação à natureza, nesses novos tempos em que marcam o consumismo desordenado. Percebe-se que cada vez mais a produção de lixo torna-se um problema que envolve muitos riscos, o que vem despertando preocupações. De fato a questão ambiental nos dias de hoje aponta para uma sociedade que produz mais problemas do que soluções, assim a relação meio ambiente e educação tem como objetivo uma análise crítica das propostas educacionais voltadas ao ambiente.

Professora de Geografia. Diomedes Marquiol

A Poluição no Guaíba !


A contaminação da água pode se dar através da falta de saneamento básico, lixo, agrotóxicos e outros materiais. Com isso pode ocorrer doenças e mortes. Esse tipo de dano ambiental provoca graves doenças nas pessoas e animais, manifestando-se com mais gravidade em pessoas com baixa resistência, como crianças e idosos, assim como a agonia de animais e do próprio rio, lago ou mar com o recebimento de resíduos orgânicos que por sua vez se multiplicam.
A proliferação desses microorganismos acaba por diminuir a quantidade de oxigênio na água levando a morte de peixes, plantas aquáticas, animais das margens e a morte de rios e lagos. Muitas vezes com a contaminação dos peixes, as pessoas que consomem esses peixes acabam causando graves doenças nas pessoas e até mesmo a morte.Algumas doenças transmitidas diretamente pela água poluída: cólera, tifo, hepatite, paratifóide, poliomielite entre outros.
São transmitidas indiretamente: esquistossomose, fluorose, malária, febre amarela, dengue, tracoma, leptospirose, perturbações gastrintestinais, infecções nos olhos, ouvidos, garganta e nariz. Sabe-se que uma pessoa é formada por 70% de água e precisa repor 2,5 litros de água diariamente (deve beber 1,5 litros e ingerir 1 litro por meio de alimentos hidratados).

Devemos começar a preservar a água, agora mesmo, por que se não cuidarmos gerações futuras ficarão sem água potável, e com certeza com muitos outros problemas .

Essas informações foram tiradas do site de Luciane Isaias. Para mais informações Clique Aqui:

Vinícius Bedin, Anderson Hans e Artur Cecchin .

Rio(ou lago?) Guaíba - Porto Alegre !


Imagem que inclui nos marcadores as Ilhas que iremos contornar no passeio no Barco Cisne Branco.(Clique nela para ampliar).

O Guaíba é um grande lago (496Km²) ao qual Porto Alegre está histórica e culturalmente ligada, desde a chegada dos primeiros casais açorianos até o atual desenvolvimento econômico da região. Porém, antes disso, o Guaíba é um ecossistema que sustenta uma rica biodiversidade, onde interagem diversas espécies vegetais e animais, que dependem de sua boa qualidade e preservação.
Por quase toda a sua existência considerado um rio, há um pouco mais de 20 anos - após criterioso estudo envolvendo técnicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e de universidades norte-americanas - foi classificado como um grande lago. Sua bacia hidrográfica abrange uma área de 85.950 Km², equivalente a 30% do território gaúcho. Nela, estão situados os núcleos industriais mais importantes do Estado, concentrando 2/3 da produção industrial do Rio Grande do Sul e os centros urbanos mais populosos, onde vivem 70% da população.

- retirado do site:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lago_Gua%C3%ADba

créditos: Ingrid Stuani, Carina Sobieski e Luana Boschi